Como funciona o sistema de saúde em Coimbra/Portugal?

Como funciona o sistema de saúde em Coimbra/Portugal?

Para poder ser atendido nos Centros de Saúde aqui em Coimbra e ter o seu médico de família é necessário se cadastrar junto ao SNS (Serviço Nacional de Saúde) e ter sua identificação de utente.

Isso foi uma das primeiras coisas que fizemos quando chegamos aqui.

Com criança pequena, então, acredito que seja uma das principais preocupações dos pais saber como proceder no caso de alguma emergência médica.

Médico da Família

Para poder ter o seu médico de família (que é um clínico geral que irá atender a toda a família) é necessário saber o local de morada. Isso porque os Centros de Saúde são definidos de acordo com o endereço de residência.

Eles atendem somente durante a semana e depois do horário de atendimento há a emergência que, no nosso Centro de Saúde, por exemplo, funciona das 17h às 20h. Caso seja necessário ter atendimento após esse horário terá que ir ao Hospital Pediátrico de Coimbra (no caso das crianças) ou no Hospital da Universidade de Coimbra.

É preciso pagar?

Já tivemos que ir n Hospital Pediátrico de Coimbra e é excelente o serviço. Como se trata de saúde infantil, o serviço é gratuito. Tanto no Hospital Pediátrico quanto nos Centros de Saúde. Quanto à nós, adultos, temos que pagar taxas moderados de acordo com o serviço que vai ser utilizado. Os exames e remédios quando solicitados pelo médico da família já possuem uma redução de valor considerável. Posso dizer que esse valor é muito longe do que pagamos no Brasil.

Documento de Identificação do Utente do SNS (Serviço Nacional de Saúde)

Os documentos solicitados foram:

  • Passaporte ou o NIF. Caso já possuam.
  • Endereço. Eles não nos pediram nenhum documento em papel que comprovasse a morada. Pediram apenas pediram para informar o endereço que estávamos residindo. Mas é importante levar o comprovante de residência.
  • O PB4. O PB4 é um acordo entre Brasil e Portugal. Assim, todo beneficiário do INSS tem direito a atendimento nas redes de saúde pública dos países que fazem parte do acordo. Paga-se o mesmo que um cidadão local. Antes de vir para Portugal é necessário tirar esse documento na Secretaria de Estado de Saúde de sua região (veja aqui como tirar o PB4.
  • Sem qualquer custo e sai na mesma hora o documento

São muitas informações sobre o sistema de saúde e aos poucos vou postando mais sobre o assunto.

Beijinhos

 

 

 



1 thought on “Como funciona o sistema de saúde em Coimbra/Portugal?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *