Como lidar com a profissão de ser mãe?

Como lidar com a profissão de ser mãe?

Não é porque nos tornamos mãe que não somos mais profissionais. Ao contrário. É nessa hora que nos tornamos as mais bem sucedidas. Quando nasce um filho, nasce uma responsabilidade nunca vista antes. Acho que nenhuma pessoa tem noção do que é ter um filho antes dele nascer. Você se torna de tudo um pouco para poder dar o seu melhor. Você se torna a profissional mais completa do setor.

Infelizmente, escutamos muito da sociedade de que somos “apenas” mães. Que não trabalhamos e ficamos “apenas” em casa cuidando dos nossos filhos. Como eu tenho pavor da palavra “apenas”. Para mim seria o mesmo que dizer que um diretor de uma empresa tem “apenas” a responsabilidade de gerir a empresa. Não soa estranho? Pois é. O mesmo pode-se dizer de nós mães que ficamos em casa “apenas” cuidando de nossos filhos.

O que pensamos de nós mesmas?

Muitas também se sentem mal e até com vergonha de dizer que são mães em tempo integral e que não voltaram ao trabalho. Não há vergonha nisso. Se isso é possível e você não tenha que voltar correndo para o trabalho e possa se dedicar ao seu filho, não sinta vergonha. Agradeça.

Nada mais importante do que poder estar 24 horas com ele. Poder educá-lo. Poder lhe dar todo o carinho do mundo. Poder estar ao seu lado nos momentos em que ele te chama. Poder ser feliz e brincar com ele. Poder lhe dar almoço, lanche e janta. Poder brigar com ele quando faz algo de errado. Poder lhe abraçar quando ele se machuca. Tudo isso é tão valioso quanto o status de trabalhar. E, um dia, você entenderá tudo isso.

Não sinta remorso…

Se você teve que voltar ao trabalho porque não pode ter a mesma opção que aquelas que puderam ser “apenas” mães, sei que também tem seus dilemas. Nada mais triste do que sair de casa com seu filho chorando e te pedindo para ficar. O coração aperta toda vez que você pensa nas horas em que não está curtindo com ele e vendo ele crescer.

Mas tudo isso pelo qual você está passando é para o futuro dele. Portanto, você também está sendo mãe. E muito mãe! Pois mostra toda a coragem de ter que deixá-lo aos cuidados de outra pessoa para lhe dar o conforto e a comida de dentro de casa ou por uma questão de realização pessoal. O que não é nada fácil.

Então, mamães de todas as categorias, sejam as do lar e sejam as que trabalham, não se importem com a opinião de ninguém. Pensem que o que é importante é o sentimento que está no seu coração. Não sinta remorso. Sinta apenas que você está sendo quem você pode ser de melhor para seu filho. É isso que as mães fazem. Elas se doam na medida do que podem para tornar o seu filho uma pessoa boa para esse mundo tão complicado.

Sejam felizes sendo a mãe que vocês são. Seus filhos olham para você com orgulho. Tenho certeza disso!

Um enorme beijo a todas vocês



1 thought on “Como lidar com a profissão de ser mãe?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *