Morar em Coimbra

Morar em Coimbra

Depois de muito tempo sem aparecer aqui no blog, hoje consegui finalmente fazer o post falando um pouquinho sobre morar em Coimbra.

Como alguns sabem, meu marido veio fazer mestrado na Universidade de Coimbra e viemos de mala e cuia para cá. No início foi meio assustador, como qualquer mudança. Não tínhamos noção de como era a cidade. Quando visitamos Portugal em 2012 ficamos apenas em Lisboa e Porto, então não tinha ideia de como era aqui. Viemos às cegas e com poucas informações.

Por isso, acho super importante passar algumas informações por aqui para aquelas pessoas que se encontram na mesma situação. Lembro que tentei ver videos, fotos da cidade e tinha pouquíssimas informações úteis para mim.

A chegada

Assim que chegamos não estava esse céu incrível que Coimbra costuma ter. Estava nublado e fomos direto para o Coimbra Shopping. Achei super estranho tudo, até porque vim do Rio de Janeiro e com toda aquela ideia de shoppings gigantes.

O Coimbra Shopping é bem pequeno e 60% dele é um supermercado chamado Continente (aonde sempre fazemos nossas compras, tem vários descontos muito bons). Esse shopping fica no bairro Vale das Flores, aonde alugamos um apartamento pelo airbnb até que encontrássemos nossa casa.

Infelizmente não tivemos uma boa experiência com a proprietária do airbnb, mas valeu a pena ficar inicialmente nesse bairro, pois tem tudo ao redor, não precisamos usar carro para fazer as coisas (tem mercado – o do Coimbra Shopping, farmácia, restaurantes da praça de alimentação do shopping que quebrou muito o galho nos primeiros dias). É também nesse bairro que tem um dos melhores Centros de Saúde da cidade (assunto esse que posso abordar num próximo post).

Vale das Flores
Parquinho do Vale das Flores

Coimbra é uma cidade pequena e grande ao mesmo tempo. Muitos bairros bons, com tudo a oferecer. Tem o centro histórico, aonde fica a sede mais antiga da Universidade de Coimbra. Essas fotos abaixo foram tiradas na parte alta de Coimbra (local aonde que fica a Universidade) e tem vista para o Rio Mondego e para a Ponte de Santa Clara.

Parque Verde do Mondego

Um dos lugares preferidos para passear em Coimbra, seja como turista ou morador, é o Parque Verde do Mondego. Normalmente, todos os domingos estamos lá, pois o marido joga bola e o Enzo se esbalda no parquinho. Tem também o Exploratório Ciência Viva com programas culturais para as crianças e vira e mexe vamos com o Enzo (confira a programação no site deles exploratorio.pt).

Exploratório Ciência Viva e Urso

Assim que chegamos, um dos lugares que fomos conhecer foi a baixa e toda a parte histórica. Acho que é de fato grande parte da identidade de Coimbra. A cidade em si é bem moderna, com muitos prédios novos, alguns bem modernos e outros tantos normais como em qualquer outro lugar do mundo. Mas ali na baixa é a parte mais européia da cidade, com aquele toque bem português e encantador. Há muitos restaurantes bons (os quais posso também dar algumas dicas, pois o que mais faço aqui em Coimbra é comer muito e comer bem e barato…rs).

Aqui estou dando um panorama bem amplo de Coimbra. Minha intenção é desmembrar vários assuntos ao longo do tempo. Detalhando a cidade e tudo o mais que for necessário saber para conhecer, de fato, Coimbra. Se tiverem qualquer dúvida deixe nos comentários que tentarei respondê-los da melhor forma possível e talvez a sua dúvida é a mesma de outra pessoa, então assim podemos ajudar outros sem sequer saber.

Beijinhos e até a próxima!



1 thought on “Morar em Coimbra”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *