Portugal – Porto

Portugal – Porto

Visitar Porto é conhecer a história de Portugal. Bem diferente de Lisboa, Porto é uma cidade escura. Estranho falar isso, né? Mas quando estávamos saindo de Lisboa para pegar o trem para Porto, um português nos falou exatamente isso. E, assim que chegamos em Porto, percebemos que realmente era uma cidade escura, mas ao mesmo tempo encantadora.

Decidimos não ficar muito tempo em Porto. É uma cidade que de certa forma você consegue fazer os principais pontos turísticos em dois dias. Claro que se você quer fazer tudo com calma, o melhor é ficar um pouco mais, talvez uns quatro dias seja o ideal.

Quais os principais pontos turísticos que conheci em Porto?

 

Livraria Lello e Irmão

Assim que chegamos em Porto quis logo conhecê-la. Muitos dizem que foi inspiração para a saga do Harry Potter. Considerada em 2010 pela Lonely Planet como a Terceira Melhor Livraria do Mundo. Quando entramos ficamos encantados com a beleza do local. Parece coisa de filme mesmo. A escadaria vermelha toda curvada é sensacional. Vale a visita!

Torre dos Clérigos

É um símbolo da cidade do Porto com 75m de altura e 225 degraus até o topo. Foi a primeira igreja construída em Portugal com formatos arredondados e lá do alto você desfruta de toda a paisagem da cidade.

Majestic Café

Cafeteria com inúmeros prémios e reconhecimento internacional: “Prémio Especial de Café Creme” (1999), “Medalha de Prata de Mérito Turístico” (2000), “Medalha de Prata de Mérito Municipal – Porto” (2006), “Certificado do Prémio Mercúrio – O melhor do Comércio na área das empresas na categoria Lojas com História” (2011) e “Medalha Municipal Mérito – Grau Ouro” (2011), classificado pelo site cityguides como o sexto café mais belo do mundo.

O local é incrível, com uma arquitetura antiga, mas achei muito caro e ficamos apenas no café mesmo para dizer que não experimentamos. Mas vale entrar para conhecer e tirar umas fotos. Dê uma olhada nos comentários do Tripadvisor.

Ribeira

Considerado um dos principais cartões postais de Porto, é super famosa por suas fachadas coloridas, bares e restaurantes, artesanato. Ela fica ao lado do Rio Douro. É de lá que saem os barcos para o passeio no Rio Douro. Ela constitui Patrimônio Mundial da Unesco e é considerada uma das regiões mais frequentadas da cidade.

Decidimos fazer o passeio de barco no Rio Douro sem qualquer indicação, acho que nesse caso ou demos sorte e ocorreu tudo bem ou é tranquilo mesmo decidir na hora. Apesar de estar extremamente frio na época, foi muito legal conhecer as famosas pontes de Porto e a paisagem deslumbrante do local.

Ponte Luiz I e Vinícola Ramos Pinto

Considerada a mais famosa dentre as seis pontes de Porto. Atravessamos ela para chegar na região aonde fica as vinícolas do vinho do porto. Optamos por conhecer a Ramos Pinto (lembrei do quadro no quarto da Mônica do seriado Friends que era dessa vinícola, confesso que isso pesou na minha escolha…rs). E amei demais conhecê-la. A história da vinícola é super interessante e a guia era muito gente boa, engraçada demais. Foi muito divertido e com direito a 4 taças de vinho do porto. Saí de lá como?! Feliz e rindo à toa! rs

Restaurante Rabelos

Situado na Avenida Diogo Leite (quase do lado da vinícola Ramos Pinto), foi aonde experimentei um dos melhores bacalhaus que comi na vida. Compreendam que não sou milionária para ir nos melhores restaurantes do mundo, então como uma pessoa normal e que não está disposta a deixar o rim para pagar a conta, achei o prato maravilhoso e super acessível. A entradinha e o vinho estavam esplêndidos também. Veja sua classificação e comentários no Tripadvisor.

Galeria de Paris

Por acaso nos deparamos com esse lugar numa saída noturna pela cidade. Não conhecia, mas decidimos entrar em razão da decoração ser bem diferente. Tomamos uma cerveja com petisco e achei bem cool o local. Vale a pena conhecer e tirar umas fotos. Dá um lida nos comentários no Tripadvisor.

No mais, passeamos pela cidade. Usamos o ônibus de turismo conhecido como sightseeing que nos leva para conhecer vários pontos turísticos e caso queira descer para tirar foto e entrar no local fica a seu critério. Como Porto é pequeno e não tínhamos muito tempo, achei uma ótima alternativa.

Se vocês tiverem mais dicas da cidade, compartilhem aqui para aqueles que estão com viagem marcada ou pesquisando sobre Porto. Informação nunca é demais!

Beijos



1 thought on “Portugal – Porto”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *